quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lula diz que vai se tornar 'tuiteiro' e 'blogueiro' após deixar governo


Ele afirmou que precisa "desencarnar" do cargo de presidente da República. Leia principais trechos de entrevista do presidente

G1

foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula durante entrevista a blogueiros, noPalácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Presidente Lula durante entrevista a blogueiros, noPalácio do Planalto


Em entrevista a blogueiros, concedida nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que, depois de  "desencarnar" do cargo de presidente da República, pretende se tornar "tuiteiro" e "blogueiro".

"Quero ficar quatro meses sem fazer nada, quero desencarnar primeiro, para a gente começar a conversar. Pode ficar certo de que serei tuiteiro, blogueiro. Eu vou ser um monte de coisa que eu não fui até agora", disse.

Em uma conversa de cerca de duas horas, Lula falou sobre eleições, reforma política, aborto e a relação com a mídia nos quase oito anos de governo. Ele criticou o ex-candidato à Presidência José Serra, por causa do episódio em que teria sido atingido por uma suposta bolinha de papel, durante a campanha eleitoral. Serra foi acusado de forjar um ataque e, segundo Lula, teria de se desculpar com o povo brasileiro.

Leia mais notícias do Minuto a Minuto

Esta é a primeira vez que o presidente Lula concede entrevista exclusiva a blogueiros. Internautas que acompanharam a entrevista também fizeram perguntas ao presidente pelo Twitter. Confira abaixo os principais trechos.

Pós-governo

"Eu tenho vontade de trabalhar com as experiências bem sucedidas do Brasil. Tenho vontade de trabalhar na América Central, nos países menores do Caribe. Ajudar Gautemala, El Salvador, Nicarágua. Quero ver se eu dedico um pouco do meu tempo a levar algumas experiências de políticas nossas para ver se a gente consegue implantar na África."

"Quero ficar quatro meses sem fazer nada quero desencarnar primeiro pra gente começar a conversar. Pode ficar certo de que serei tuiteiro, blogueiro. Eu vou ser um monte de coisa que eu não fui até agora."

Transição
"No dia 15 de dezembro, eu vou fazer uma coisa nova que ninguém fez. Nós estamos fazendo um balanço de tudo o que foi feito em todas as áreas do governo. Vamos registrar em cartório para que nenhum ministro me conte nenhuma mentira, seja de que fez ou de que não fez, para que a gente não saia falando coisas que não fez. Sabe, eu quero registrar em cartório para a gente deixar no Arquivo Nacional, na Biblioteca das Universidades, aquilo que foi a nossa passagem pelo governo".

Eleições

"Eu não ia dar entrevista, mas aí quando vi a cena patética que estavam montando... Eu falei: a Dilma, mulher, não deve lembrar do jogo do Brasil de 1990. Ela não deve saber nada do tal do [Roberto] Rojas [goleiro da seleção do Chile]. Eu vou falar. Porque realmente foi uma desfaçatez. Eu perdi três eleições. Eu poderia perder a quarta, a quinta, jamais teria coragem de fazer uma mentira daquela. Eu fiquei decepcionado porque tentaram inventar uma outra história. Tentaram inventar um objeto invisível que até agora não mostraram. Não precisa disso. O Serra tem de pedir desculpa ao povo brasileiro. Porque ninguém pode brincar com o povo desse jeito".

Aborto

"Enquanto cidadão, eu sou contra o aborto. Enquanto chefe de estado, eu tenho que tratar o aborto como questão de saúde pública, porque eu tenho que reconhecer que ele existe. Tem milhões de pessoas fazendo aborto, meninas fazendo aborto pelo interior do País, colocando foligem de fogão de lenha. Meninas furando o útero com agulha de crochê. O chefe de estado sabe que isso existe e não vai permitir que uma madame possa ir a Paris fazer um tratamento e uma pobre tenha que morrer na rua."

Plano Nacional de Direitos Humanos

"Nós nos deixamos levar por setores que nos criticaram no relatório apresentado pela Comissão de Direitos Humanos, que não tinham lido o relatório de 1996 e o de 2000. Os dois feitos no governo Fernando Henrique Cardoso tratavam as coisas quase que do mesmo jeito. Um dia chamei o Paulinho Vanucchi [ministro da Secretaria de Direitos Humanos] aqui e disse: os mesmos veículos que estão te triturando não falaram nada quando foi feito o primeiro e o segundo [relatórios]."

Reforma política
"É inconcebível este país atravessar mais um período sem fazer a reforma política. Não é papel de quem está na Presidência. É papel dos partidos e do Congresso. No meu caso, [o papel] é convencer meu partido e, segundo, convencer os partidos de esquerda, porque muitos não querem. É preciso que as coisas aconteçam com a seriedade que nós queremos que aconteça no Brasil, sobretudo no financiamento de campanha. Eu prefiro o financiamento público, que a gente sabe quanto vai custar uma campanha. A companheira Dilma pode contar comigo. Eu vou estar muito mais livre para dizer coisas que eu não posso dizer com o papel institucional de presidente da República".

Mídia

"Não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser criticada (...). Quando você acusa uma pessoa, você tem de ter provas. Se der errado, peça desculpas. No Brasil, parece que é feio pedir desculpas. Eu lembro da Escola de Base de São Paulo, que é um marco. Quando eu deixar a Presidência eu vou reler, porque eu parei de ler revista, parei de ler jornal. Pelo fato de não os ler, eu não fico nervoso. Eu vou reler muita coisa porque eu quero saber a quantidade de leviandades, de inverdades que foram ditas a meu respeito. Apenas para gravar na história. Porque não foi fácil."

"Precisamos ter certo controle sobre a participação dos estrangeiros [na mídia]. Isso é a minha tese. (...) Eu sou o resultado da liberdade de imprensa deste país, com todos os defeitos. Não temos de julgar. O que eles [mídia] se enganam é que pensam que o povo é massa de manobra como era no passado. E agora eles têm de lidar como uma coisa chamada internet. Quando um cidadão conta uma mentira, ele é desmentido em tempo real e tem de se explicar."

Código Florestal

"Nós tínhamos feito praticamente um acordo ainda quando Minc [Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente] estava no Ministério do Meio Ambiente. Seria muito ruim para o governo, depois de debatido no Congresso, a gente fazer um projeto. Sei das críticas que fazem ao projeto. O que vier fora dos padrões que nós acordamos, se vier no meu governo, nós vetaremos, e, se for no da Dilma, tenho certeza de que ela vai vetar"

Novo ministro do STF

"Conversei com o Sarney [José Sarney, presidente do Senado] e se não for possível votar [realizar a sabatina do indicado no Congresso] até o dia 17 de dezembro [ início do recesso parlamentar] vou deixar pra Dilma indicar. Não vou indicar um cara que seja da minha vontade, vamos construir juntos uma alternativa, com 50% de responsabilidade de cada um."

"Graças a Deus o Supremo não é a minha cara. A gente não pode indicar as pessoas pensando na próxima votação. Na Suprema Corte, não pode indicar uma pessoa pensando nos processos que vai ter contra o presidente da República. Tem que indicar pensando se a pessoa vai ser ou não competente para o cargo."

Copa 2014

"Não vejo nada atrasado. O problema é que a gente não pode fazer um campo quatro anos antes. Temos um processo que em vários estados já começou. Não sei por que o governo de São Paulo não brigou pelo Morumbi. O Morumbi está pronto. É só colocar mais estacionamento. A Fifa vem lá com o padrão da Europa para nós? Eu particípio de jogos do Morumbi desde 1970. Nunca tive problema de trânsito. Daqui a pouco vão querer que a gente coloque um teleférico para que o cara já pare sentado no banco. Acho que São Paulo não brigou bem."

Eleições no Acre

"Certamente, nós erramos no Acre por presunção. Uma das razões pelas quais a Marina [Silva] foi candidata a presidente é porque ela tinha convicção de que não se elegeria senadora pelo Acre. Jorge Viana [senador eleito pelo PT do Acre] quase não se elege. O Tião Viana [governador eleito pelo Acre] foi 50,4. Não é erro do povo. Se tem uma coisa certa lá é o povo. Em vez que ficar culpando o povo, temos de sentar e fazer uma reflexão onde é que nos erramos no Acre. Com certeza, o erro é nosso."

Polícia Federal

"Tanto o Paulo Lacerda [ex-diretor-geral da PF] quanto o Luiz Fernando [Corrêa, atual diretor-geral da PF] receberam orientação do presidente da República de que era preciso investigar até o fim. A PF nunca trabalhou tanto. Nunca se contratou tanto. Nunca investimos tanto em tecnologia de investigação. O problema de corrupção é que, quanto mais combate, mas ela aprece, muito mais. Seria mais fácil jogar embaixo do tapete. Nunca foram presos tantos policiais federais, tantos servidores públicos e quadrilhas montadas historicamente."

"A Polícia Federal teve uma ascensão importante. Eu acho que a PF, hoje, tem mais quadro, mais plano de carreira, mais salário, mais motivação. Eu acho que, não sei se a companheira Dilma vai manter ou não, mas esse companheiro Luiz Fernando [diretor-geral da PF] é um grande diretor-geral da Policia Federal e está fazendo trabalho extraordinário."

Redução da jornada de trabalho

"Quando as centrais sindicais me procuraram para que nós mandássemos medida provisória ou projeto de lei, sugeri que transformassem a redução para 40 horas [redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais] num movimento político que fosse para porta de fábrica coletar assinaturas e que desse entrada com 1 milhão, 2 milhões de assinaturas. Para que não fosse uma coisa apenas de um presidente da República. Acho que é um movimento que vai evoluir na medida em que estamos percebendo a economia crescendo e o emprego crescendo (...). Achei que não seria correto fazer por medida provisória porque seria uma coisa meia falsa."

4 comentários:

  1. É melhor ele ficar de pijana e esquecer política. Já estou cheio.

    ResponderExcluir
  2. Ola,querida Pri.
    Vim retribuir a visita.Obrigada por passar no Blog e deixar seu rastro.Já estou no seu.
    Se eu te mandei o convite de amizade pelo Dihitt,não estou mais lá.Não gostei de lá.Mas fico imensa-mente feliz de sair do site e trazer mais uma amiga comigo.
    Venho te visitar sempre ok?
    Bacana o teu blog,um ótimo resto de semana pra vc e os seus
    beijao

    ResponderExcluir
  3. Ele vai ser um monte de coisa...kkkkk só falta ele dizer que vai passar a "saber de tudo"...já que até agora aquilo que ele mais disse era que "não sabia de nada"....kkkk

    ResponderExcluir
  4. Tem um presentinho p vc no blog.Espero que goste
    Beijao

    ResponderExcluir

Faça Uma Blogueira Feliz, Comenta ai!!!!